Já pensou em aprender ciência através de tirinhas? Foi exatamente isso que o cartunista Marco Merlin fez ao criar, em parceria com o Dragões de Garagem, as Cientirinhas. Mas eles foram além, em colaboração ao cientista Luciano Queiroz, eles transformaram os resultados de um artigo científico em quadrinho.

“Criamos as Cientirinhas em 2016 e deu muito certo, as pessoas adoram o formato, compartilham, marcam amigos e comentam”, ressaltou Luciano Queiroz. “A partir disso pensamos se seria possível divulgar os resultados de um artigo nesse mesmo formato”, conclui. Como o conteúdo científico apresentado em um artigo é mais aprofundado do que o apresentando em uma tirinha curta, eles decidiram por criar um quadrinho, seguindo um formato popularizado pelo site “Zen Pencils”. “A combinação da linguagem visual e textual ao conteúdo científico facilita a compreensão de conceitos mais abstratos ou técnicos, muitas vezes difíceis para leigos”, afirmou Marco Merlin.

O objetivo do estudo convertido em quadrinho foi estudar como acontece a colonização de riachos por insetos aquáticos. “Os insetos aquáticos não são tão conhecidos na cultura popular e muitos deles não possuem nomes vulgares. Os mais conhecidos são as libélulas, percevejos, besouros e mosquitos, já os pouco conhecidos são os efemerópteros, trichopteros e plecopteros”, comentou Bruno Spacek, o primeiro autor do artigo. “Nós decidimos fazer nosso experimento em riachos intermitentes, eles secam em determinada época do ano e voltam a encher no período chuvoso. Isso nos permite observar como um ambiente vazio, sem praticamente nenhum organismo, irá evoluir com o tempo em relação às espécies que o habitam”, conclui Spacek.

Os autores do artigo esperam aumentar a visibilidade dos resultados alcançados nesse estudo, mostrando a importância dos insetos aquáticos para conservação dos ambientes aquáticos. O quadrinho intitulado “Ciclos” foi publicada em português e inglês no dia 20 de fevereiro no site do cientista Luciano Queiroz.

Publicação do quadrinho científico “Ciclos – Marco Merlin e Luciano Queiroz”
Contato: ​ luciano@lucianoqueiroz.com.br​ 
Artigo original: Bruno Spacek Godoy, Luciano Lopes Queiroz, Sara Lodi, Jhonathan Diego Nascimento de Jesus, Leandro Gonçalves Oliveira. ​ Successional colonization of temporary streams: An experimental approach using aquatic insects.​ Acta Oecologica (Montrouge), v. 77, p. 43-49, 2016. DOI: 10.1016/j.actao.2016.08.010

 

LEIA O QUADRINHO CLICANDO AQUI