Já pensou em aprender ciência através de tirinhas? Foi exatamente isso que o cartunista Marco Merlin fez ao criar, em parceria com o Dragões de Garagem, as Cientirinhas. Mas eles foram além, em colaboração ao cientista Luciano Queiroz, eles transformaram os resultados de um artigo científico em quadrinho.
“Criamos as Cientirinhas em 2016 e deu muito certo, as pessoas adoram o formato, compartilham, marcam amigos e comentam”, ressaltou Luciano Queiroz. “A partir disso pensamos se seria possível divulgar os resultados de um artigo nesse mesmo formato”, conclui. Como o conteúdo científico apresentado em um artigo é mais aprofundado do que o apresentando em uma tirinha curta, eles decidiram por criar um quadrinho, seguindo um formato popularizado pelo site “Zen Pencils”. “A combinação da linguagem visual e textual ao conteúdo científico facilita a compreensão de conceitos mais abstratos ou técnicos, muitas vezes difíceis para leigos”, afirmou Marco Merlin.
O objetivo do estudo convertido em quadrinho foi estudar como acontece a colonização de riachos por insetos aquáticos. “Os insetos aquáticos não são tão conhecidos na cultura popular e muitos deles não possuem nomes vulgares. Os mais conhecidos são as libélulas, percevejos, besouros e mosquitos, já os pouco conhecidos são os efemerópteros, trichopteros e plecopteros”, comentou Bruno Spacek, o primeiro autor do artigo. “Nós decidimos fazer nosso experimento em riachos intermitentes, eles secam em determinada época do ano e voltam a encher no período chuvoso. Isso nos permite observar como um ambiente vazio, sem praticamente nenhum organismo, irá evoluir com o tempo em relação às espécies que o habitam”, conclui Spacek.
Os autores do artigo esperam aumentar a visibilidade dos resultados alcançados nesse estudo, mostrando a importância dos insetos aquáticos para conservação dos ambientes aquáticos. O quadrinho intitulado “Ciclos” foi publicada em português e inglês no dia 20 de fevereiro no site do cientista Luciano Queiroz.
Publicação do quadrinho científico “Ciclos – Marco Merlin e Luciano Queiroz”
Contato: [email protected]
Artigo original: Bruno Spacek Godoy, Luciano Lopes Queiroz, Sara Lodi, Jhonathan Diego Nascimento de Jesus, Leandro Gonçalves Oliveira. Successional colonization of temporary streams: An experimental approach using aquatic insects. Acta Oecologica (Montrouge), v. 77, p. 43-49, 2016. DOI: 10.1016/j.actao.2016.08.010
Luciano, adorei os quadrinhos!!!!!! Parabéns!!!!! Gostaria de receber novos quando fizer mais. Muito interessante. Sou biologa tambem !
Achei sensacional, incrível e muito interessante
Luciano! Que ideia sensacional! Acredito que tenha dado um trabalho enorme, porém talvez não tanto quanto ter uma publicação aceita haha.
Gostei muito da abordagem e da forma de trazer as informações chaves do estudo.
Finalmente, o país vem acordando aos poucos do sono letárgico por efeito da miopia secular. Vamos divulgar pra valer este significativo trabalho de resgate da importância do desenho como suporte aos textos científicos. Sucesso absoluto a frente!
Lindo trabalho, cara. Está de parabéns! Sou fã de quadrinhos e pesquisador da nona arte na FIC-UFG. Fiquei feliz em ver esta iniciativa de apresentar as narrativas sequenciais de forma educativa, científica,de forma a mostrar para a academia o valor intríseco nesta maravilha que são as HQ´s.
Interessantíssimo! Trabalho excelente!