Você provavelmente não deu muita atenção para o cargo de Deputado Estadual nas últimas eleições. Tudo bem, eu também não. Talvez seja porque ficamos a maior parte do tempo discutindo sobre os candidatos à presidência ou quem será governador, que deixamos para segundo plano esse cargo tão importante. Mas o que faz um Deputado Estadual?

 

Uma das funções mais importantes do Deputado Estadual é fiscalizar as ações do Governador e seus secretários. Fiscalizar e aprovar as contas anuais do governador, verificar se as obras estão sendo executadas dentro do prazo, avaliar se os recursos estão sendo destinados de forma correta à educação, saúde e ciência, só para ficar em alguns exemplos. A fiscalização é muito importante para manter o bom funcionamento do estado.

 

Outra função muito importante é propor e aprovar Projetos de Lei. Os projetos de lei são demandas da sociedade apresentadas e discutidas pelos deputados. Eles podem ser um pouco difíceis de entender, talvez por causa da linguagem ou por não percebermos seus impactos diretos em nossas vidas. Mas vamos pensar em um exemplo, a regulamentação do transporte público que liga duas cidades do estado, terá que ser aprovada na Assembleia Legislativa, como a linha 153 entre São Bernardo do Campo e São Paulo. Outro exemplo são as leis que destinam verbas para as Universidades Estaduais.

 

Como você já deve saber, eu sou cientista. Sempre me pergunto várias e várias vezes se estou certo sobre algo, estudo, converso com amigos, me questiono até tomar a decisão. Esse processo de decisão é importante para evitarmos erros. Isso nos ajudará a tomar melhores decisões, entendendo quais são as demandas da sociedade, discutir e aprofundá-lo de forma democrática.

 

Você poderá saber o que penso sobre cada um desses temas aqui no meu site. Participe da construção dessa pré-candidatura, envie mensagens com ideias, sugestões e críticas. Estou aberto a ouvi-lo. Seja bem vindo! 😉