DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

O sentimento de que deveria fazer divulgação científica esteve presente desde o começo da minha vida científica. Sempre foi muito claro que os cientistas deveriam divulgar suas descobertas para o restantes da sociedade. Assim, logo nos primeiros meses da graduação, entrei para um jornal desenvolvido por alunos da biologia. O jornal se chamava “Jornal ComCiência”. Quando entrei eles estavam na edição #3 (semestral) e participei de outras três edições, sendo que eu fui o editor da última edição.

Ainda tenho uma cópia na casa da minha mãe e lá tem algumas coisas bem legais, como um editorial que escrevi sobre a importância do tripé das universidade públicas (Ensino, Cultura e Extensão) e uma entrevista que fizemos com a professora Sônia Lopes, inclusive, escrevi um texto em 2015 sobre as duas entrevistas que fiz com ela (link do texto).

Em seguida, muito influenciado pelos podcast que ouvíamos na época, meu amigo Lucas e eu criamos um blog chamado Biólogo Nerd. Ele ainda está no ar e foi ali que começamos a pensar e testar uma mistura de cultura pop com ciência. Como o texto que escrevi sobre Exclusão Competitiva (conceito ecológico) e um jogo de estratégia chamado Dark Colony.

Depois de terminar a graduação e me mudar para São Paulo. O Lucas e eu tocamos adiante uma ideia que tivemos na época do Biólogo Nerd. Fazer um podcast de ciência. No final de 2012 lançamos o podcast Dragões de Garagem. Reunimos um dinheiro, pagamos o preço de custo por uma logo e visual do site, e começamos a gravar. O primeiro episódio foi legal, ficou ruim, mas foi divertido e começamos um projeto que logo completará seis anos de existência.

O Dragões de Garagem cresceu muito. Hoje em dia não participo diretamente da produção dos episódios, mas continuo nos bastidores. Em 2013 entramos para o portal de ciência ScienceBlogs Brasil. No ano de 2016 criamos as Cientirinhas e em 2017 nosso canal no YouTube com o programa Notícias da Garagem.

Também organizei um evento presencial de divulgação científica chamado “Sábado com Ciência”. Organizamos duas edições em 2016 e 2017 no Planetário da UFG em Goiânia. Foi uma ótima primeira experiência organizando eventos presenciais e com um engajamento político.

Durante esse período fui amadurecendo minhas ideias sobre ciência, divulgação científica e política. Falar de ciência sempre foi uma atividade política, mesmo eu não tendo total noção disso, meu envolvimento com a política institucional é um passo a mais nessa minha missão de levar a ciência para população.

Lista de algumas coisas que fiz:

2007 – Jornal ComCiência (em breve coloco o link aqui)
2009 – Blog Biólogo Nerd
2012 – Podcast Dragões de Garagem   
2015 – Exposição “Ciência dos Super-heróis” no Festival Internacional de Quadrinhos (FIQ)
2016 – Tirinhas científica “Cientirinhas” em parceria com o quadrinista Marco Merlin
2016 – Evento 1º Sábado com Ciência (link para vídeo)
2017 – Evento 2º Sábado com Ciência (link para vídeo, site e facebook)
– Cobertura da mídia sobre o evento: Record e TV UFG.
2017 – Canal no YouTube do Dragões de Garagem com o programa Notícias da Garagem