PRESS-RELEASE

O cientista Luciano Queiroz, 28, anunciou no dia 28 de maio o lançamento de sua pré-candidatura a Deputado Estadual pelo Estado de São Paulo. Luciano é biólogo, podcaster, divulgador científico e, atualmente, desenvolve seu doutorado em Microbiologia na Universidade de São Paulo (USP).

“Os cientistas devem se envolver com política. Os sucessivos cortes no orçamento da ciência brasileira, a fusão do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a diminuição no número de bolsas para pós-graduandos e a saída de vários cientistas do país procurando por melhores condições de trabalho são problemas que devemos enfrentar”, destaca Luciano.

O neurocientista Stevens Rehen da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Instituto D’Or concorda, “A comunidade científica precisa se aproximar mais da sociedade, tanto por meio da política quanto da divulgação científica. Obrigado Luciano Queiroz que aceitou os dois desafios”, afirma Rehen.

Luciano é filiado desde 2016 ao Partido dos Trabalhadores (PT), partido pelo qual lançará sua pré-candidatura. Seu trabalho como divulgador científico teve início em 2012 com a criação do portal Dragões de Garagem. “Nosso objetivo era aproximar a sociedade da ciência que produzimos”, afirmou. “Em 2016, depois de ter vivido as Jornadas de Junho, as eleições de 2014 e o impeachment sofrido pela presidente Dilma, decidi que deveria lutar pela ciência de uma maneira mais efetiva e me filiei ao PT”.

Alexandre Padilha, ex-Ministro da Saúde do Governo Dilma (2011-2014) e pré-candidato a Deputado Federal, considera a entrada de um cientista jovem na política um grande ganho. “A participação da juventude na política significa o poder de fundamentar o bem comum na sociedade, seja na influência de políticas públicas bem-sucedidas ou na resistência em favor da democracia. Ter instrumentos que contribuam com essa iniciativa, como o poder da tecnologia e ciência, faz com que este ativismo seja cada vez mais fortalecido. É por isso que Luciano Queiroz é a renovação da nossa política, sendo nosso representante da juventude e em defesa da ciência e tecnologia”, destaca Padilha.

O economista e docente da UNICAMP, Marcio Pochmann, atual Presidente da Fundação Perseu Abramo e pré-candidato a Deputado Federal, também vê com bons olhos a pré-candidatura. “Sua capacidade de mobilização e vocalização das necessidades para o desenvolvimento da Ciência e Tecnologia no Estado de São Paulo e na defesa das condições de trabalho de cientistas e pesquisadores brasileiros, se revelam um alento para um futuro promissor do Estado e do país”, afirma Pochmann.  

“Acredito que minha pré-candidatura possa incentivar a participação de mais cientistas na política brasileira de forma ativa, seja por meio de sociedades científicas, seja através de partidos políticos. Espero que este seja o início de uma mobilização da comunidade científica brasileira”, conclui Luciano.

Serviço

O quê? Lançamento da pré-candidatura do cientista Luciano Queiroz a Deputado Estadual

Quando? 28 de maio de 2018

Onde? Internet

Site lucianoqueiroz.com.br;

Facebook: facebook.com/lucianolqueiroz

Twitter: twitter.com/lucianolqueiroz

Instagram: instagram.com/lucianolqueiroz